terça-feira, 3 de junho de 2008

DICAS DE HATTRICK

Atenção: este tópico é para jogadores iniciantes ou que estejam com pouco dinheiro em caixa, ou sem estrutura, e não substitui de forma alguma a leitura das Regras do Hattrick, nem de tutoriais, nem dos demais tópicos desta comunidade, que devem ser consultados, ESPECIALMENTE os linkados neste tópico.

Pois bem, você acabou de receber seu time... E não sabe o que fazer!

A minha tentativa com esse guia é ajudá-lo(a!) a não cometer erros básicos dos novatos nos primeiros dias de administração do time.

A primeira coisa que você deve fazer é responder aos Desafios para obter a Licença de Administrador do Hattrick. Somente depois de responder aos Desafios você terá 600 mil Reais em caixa e poderá alterar a tática do 442 para qualquer outra.

Uma ajuda para as perguntas do Desafio pode ser encontrada no tópico Uma ajuda nos Desafios (Licença de Administrador) http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=52467&tid=2447564345727736879

Este passo concluído, a próxima coisa que você deve fazer é ir ali na barra lateral esquerda, em "Meu Hattrick" e daí em "Preferências". Baixa a tela até pintar "Código de Segurança". Cadastre uma senha DIFERENTE da sua senha de acesso ao Hattrick.

Este Código de Segurança vai ser a senha dos programas que você deve usar pra administrar seu time.

Numa nova janela, vá ao site do Tomattrick http://www.tomattrick.org/. Inscreva-se, é de graça. Você vai receber uma senha para entrar no sistema do Tomattrick por e-mail. Quando a receber, entre no site.

Ao logar, siga para o lado superior direito, tem um ícone ali. Clique nele, coloque seu nome de usuário no Hattrick e o seu Código de Segurança. O Tomattrick vai pegar os dados do seu time e colocar no sistema, pra você consultar. Toda semana, a partir das sextas, você deve repetir este passo para que os dados do Tomattrick estejam sempre atualizados com o Hattrick.
Depois de terminado, na página principal do seu time no Tomattrick, vá na bola que fica na lateral superior esquerda. Dai vá na décima primeira opção, "Preferências". Vá agora na oitava opção e coloque o Tomattrick em "Braz.Port.". Agora ele estará em nosso idioma.


Feito isso, clique novamente na bolinha do lado superior esquerdo. Escolha "Escalação".

Vai abrir uma tela com o seu time. Nesta tela você pode ver onde que cada jogador joga melhor (aparece destacado). Baseado nisso, monte uma tática clicando em cada jogador e arrastando ele para sua posição no campo. Clique no jogador de camisa verde para ter as notas mais visíveis. Explore bastante essa ferramenta, vai lhe ser muito útil por muito tempo.

Depois disso, observe a idade dos jogadores. Todos os jogadores, sem exceção, que sejam menores de 20 anos devem ter seus nomes anotados num papelzinho. Não escale eles no seu time, mesmo que forem titulares absolutos (nesse caso meu amigo, você deu sorte! Logo entenderás o motivo).

Depois de fazer uma escalação (onde eu sugiro que você tente fazer um 3-5-2, com dois Laterais Defensivos, um Zagueiro central em Normal, dois Meias Ofensivos, um Meia normal, dois Alas Ofensivos e dois Atacantes normais) e os reservas, ali na barra entre as notas e o campo clique no desenho do disquete e salve.

Dê prioridade ao seus meias (aos 3 centrais) na hora de montar o time. Tente armar o melhor meio possível!


Abra o HT. Clique no seu time (na barra lateral esquerda do Hattrick) e aí em "Jogos". Na tela que vai abrir ao lado, clique no ícone com um lápis amarelo. É assim que você vai fazer sempre que for escalar seu time.

Daí é fácil: basta copiar a escalação que você fez no Tomattrick. Este será seu time titular. Fique esperto no seguinte:
- Para armar um 352 como eu propus, você vai pegar um Zagueiro Central e dar a Ordem "Meio Campo Extra". É aí que você vai escalar aqueeele meio campo Normal que eu sugeri ali em cima.

Escalação feita, inclusive com os reservas, o Capitão (deve ser o jogador com maior Experiência, servido a Liderança como critério de desempate) e o Batedor de Bolas Paradas (o jogador que tiver mais Bolas Paradas, servindo como desempate Experiência e Finalização), clique em "Tornar Escalação Padrão" e dê OK. Não se preocupe com os outros campos agora, abordá-los-ei mais tarde.


Time escalado, beleza. Ali na barra lateral esquerda do Hattrick, clique em "Jogadores". Lembra dos jogadores menores de 20 anos que você anotou? Dá uma olhada nas características deles. O que você deve fazer: Observe as características "Goleiro", "Defesa", "Ala", "Armação" e "Finalização". Se algum jogador seu tiver alguma dessas características com habilidade Razoável, Bom, Excelente, coloque-os à venda.

Para colocar um jogador à venda você deve clicar nele, daí olhar a parte lateral direita. Você deve colocar um valor para a venda dele. Como você é novato, não arrisque: coloque Zero. O Hattrick funciona no sistema de leilão, então diversos times vão se bater pra comprar esses jogadores. Não se preocupe =)

Tome cuidado com o horário, não liste jogadores após 19h ou antes de 07h (ambos horários do Brasil). Entre 07h-19h que tem mais gente online pra fazer uma guerra de lances!

Se um dado jogador não tiver nenhuma dessas características (ou seja, se a melhor for Inadequado, Fraco, Ruim, Péssimo ou Terrível) não venda. Clique nele, e aí ao invés de colocá-lo à venda, clique em "demitir jogador". Estes jogadores não tem valor de venda, não adianta tentar vender

Beleza, você já listou seus jogadores jovens à venda (eles valem muito dinheiro, e com o dinheiro da venda deles você pode contratar jogadores melhores, com maior habilidade, um pouco mais velhos). Não se preocupe em reforçar seu time agora. Logo mais falarei sobre isso.


Agora você vai fazer a coisa mais delicada do jogo, que é a contratação da sua equipe de bastidores.



Vá agora em "Treinos", ali na barra esquerda. Do lado direito, em "Alterar a intensidade do Treino", digite 100. Logo acima, em "Alterar tipo de treino", selecione "Goleiros" e dê OK.

NUNCA baixe seu treinamento de 100%!

Em "% do treino de Resistência", coloque entre 10% e 15%.

Isso significa que seus Goleiros vão receber treinamento. Como este texto é um Guia, não vou entrar em maiores detalhes sobre os outros treinos. Entretanto, se vc quiser saber mais sobre treinamentos agora, dê uma olhada neste tópico: Treinamentos http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=19844719&tid=2504952444609528190 Agora, se você não se conforma em não treinar Geral, afinal "Geral todos treinam! Não é?" Dê uma lida com muita calma neste outro tópico: NÃO treine Geral!!!!http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=52467&tid=10058446

O treinamento de Goleiros é o melhor treinamento para um time iniciante. Além de ser simples, é de lucratividade rápida. A grande dica no Hattrick é comprar jogadores jovens (até 18 anos no máximo) com sua característica primária (no caso de Goleiros, Goleiro) Razoável, Bom ou maior.



Até agora, você não gastou nenhum centavo... O próximo passo é ir na parte "O Clube", sempre ali na lateral esquerda.

Agora chegou o momento de você contratar profissionais que vão te ajudar a desenvolver seu time.


Clique em "Contratar" na parte direita da tela. No campo abaixo, selecione "Assistentes de Goleiro". Contrate 6. Desta forma os seus goleiros treinam mais rápido, se desenvolvem mais rápido e você faz mais dinheiro mais rápido. Depois disso, contrate 3 Fisioterapeutas, 3 Portavozes e 2 Psicólogos.

Fisioterapeutas reduzem gravidade de lesão obtida em campo. Eles não "salvam" seu jogador de se lesionar, mas ao dimunuir a gravidade prestam um bom serviço.

Porta-Vozes atraem patrocinadores e torcedores pro seu time. É importante para gerar recursos pro seu time.

Psicólogos aumentam a Auto-confiança do time. Se ela ficar baixa, prejudica o desempenho do time em campo.


Feito isso, você deve demitir qualquer outro profissional que tenha vindo com o seu time. Mantenha, entretanto, 1 "Assistente de Técnico". Se não tiver, contrate um. Se você somar mais de 11 Assistentes na soma dos dois tipos (Ass. Goleiros e Ass. de Técnico) você terá problemas com seu treinamento.


Feito tudo isto, você ainda deve ter em caixa cerca de 530 mil Reais.

Agora você vai fazer contratações! =)

Pra procurar um jogador no Hattrick basta você clicar em "Transações" na barra esquerda, daí procurar "Lista de Transferência" na parte direita e clicar. Na tela que vai abrir, coloque em "Área/País" a Europa Nórdica. Após completar estes campos, clique em "procurar".


Se você não encontrar nenhum jogador num preço simpático, volte na tela anterior e em "Área/País" selecione outra parte do mundo. Sempre continentes =)


Siga a risca esta dica: se você for realmente treinar Goleiros como é recomendado, procure por jogadores de 17 ou 18 anos, TSI mínimo 2600, que sejam Goleiro Razoável. Dá uma olhada nesta tela aqui para conferir se você está fazendo certo: http://www.brunolitio.blogger.com.br/golrazotrainee.JPG


Se você mesmo assim insistir em treinar outra posição, siga os requisitos dispostos para contratação de trainees que estão no guia de Treinamentos http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=19844719&tid=2504952444609528190

No momento que eu escrevo esse guia, um Goleiro nestes requisitos de 17 anos custa 400 mil Reais, enquando um de 18 está custando 150 mil Reais. Mas seja flexível, permita-se gastar um pouco mais do que isso se for o caso. Seja previdente, fique com dois de 18 anos se a situação apertar.


Depois de selada a transação (fique atento ao horário final do leilão, e só dê lances em dois jogadores, pra não correr o risco de levar mais do que dois jogadores), coloque seus Goleiros que vieram com o time à venda. Vale a mesma regra que eu disse lá em cima pros seus jogadores jovens: Liste seus jogadores por ZERO no Fim da Tarde http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=52467&tid=2432937729374510127 se for acima de Razoável, e dispense se for Inadequado pra baixo (Inadequado, Fraco, Ruim, Péssimo ou Terrível).

Daí basta escalar um Goleiro que você comprou pra treinar no Domingo e outro na Quarta-Feira. Quarta-Feira? Sim.

Pro treinamento funcionar é importante que você coloque seus dois goleiros jogando. Só treina quem joga na posição de treinamento!

Caso você não esteja mais na Copa do Brasil quando receber seu time, SEMPRE marque amistosos. Lembre-se de não marcar amistosos com times do exterior fora de casa, pois isso tem um custo... Os demais são gratuitos e você ainda ganha um dinheiro pelo público pagante.

Para marcar amistosos, vá no Hattrick em Conferências - Anúncios, e selecione "amistosos". Convide quem ali se propõe a jogar, de preferência com Regras da Copa e na sua casa.

Para saber mais sobre amistosos (como marcar, contra quem, etc) consulte o link: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=19844719&tid=2510291853471570446



Muito bem. Só falta um detalhe para esse pontapé inicial ser um sucesso.



Agora você pode estar com uma pequena dívida em caixa. Não se preocupe com isso. É normal pedir um empréstimo no começo. Você deve estar aproximadamente com uns 100 Mil Reais no negativo - isto se não conseguir vender nenhum dos jogadores que eu sugeri.

Entretanto, você ainda tem uma contratação importante pra fazer.



Vá em "Treinos" na barra esquerda. Na tela que abrir, vá, na parte direita, em "Trocar Técnico". Na tela que abrir, clique em "Recrutar Externamente". Na tela que abrir, vão aparecer dois campos: "Tendência de técnico" e "Liderança".

Em "Tendência de técnico", você pode escolher a característica do seu novo Técnico (que você deve contratar para deixar seu treinamento de Goleiros no ponto de bala). As opções são Ofensivo, Defensivo e Equilibrado.

Essa escolha é totalmente sua, e depende do seu enfoque pessoal. Não há dica aqui: é seu estilo. Pessoalmente, uso Ofensivo. Ofensivo quer dizer que seu time terá 10% a mais de potência no Ataque. Defensivo significa 10% a mais de Defesa. Equilibrado distribui 5% pra cada um.
Depois de escolher a tendência, no campo "Liderança", escolha "Ruim". A Liderança influencia no desempenho da equipe em campo, mas você não deve focar nisso agora e sim no treinamento.

"Por quê?" você me pergunta. Eu lhe respondo em breve.


Antes de te contar, você vai ver que ao escolher a Liderança Ruim vai abrir uma tela com Qualidades e preços.

Invista 159.200 Reais e contrate um de Qualidade Razoável. A Qualidade do técnico influencia no desempenho do treinamento, e esta combinação Qualidade Razoável/Liderança Ruim é o melhor custo-benefício para um iniciante ou para um time com pouca grana que esteja treinando Goleiros como no esquema aqui proposto.


Agora sim eu respondo sobre o motivo da prioridade ser o treinamento: Lembra quanto você pagou no seu Goleiro pra treinar? Pois é. Em uma temporada eles vão estar valendo muito mais - se você deixar na opção do treinamento "Goleiros" - NÃO MUDE! Se você fizer isso direitinho, seus Goleiros vão valer em breve mais de um milhão de Reais...

Treine seus Goleiros "trainees" (é como se chamam os jogadores que você treina) até que cheguem no nível Fenomenal. Eles vão valer em valores atuais 2.7 Milhões de Reais cada! Se você estiver em uma posição confortável, treine mais um pouco, até Sobrenatural, que eles valerão 6.5 Milhões cada!

É bastante dinheiro!!


Quando isso acontecer, chegará a hora de vendê-los. Com a venda deles vpcê pode reforçar TODO o seu time! Mas aí você não é mais iniciante, e a única dica que eu dou agora sobre contratação de reforços é que você analise com carinho este tópico aqui: O que devo procurar num Jogador? http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=19844719&tid=2511282766842874207

Muito bem, é claro que você vai estar com muitas dúvidas. Mas você já fez a estruturação básica. Deve estar devendo uns 100 Mil Reais, que é uma dívida plenamente administrável. Não expanda nem diminua o estádio; não contrate mais ninguem. Enrole um pouco. Em pouco tempo você vai vender seus Goleiros trainees e vai ter bastante dinheiro pra armar um time de ponta. Afinal, se você esperar apenas uma temporada, vai ter quatro milhões de Reais em caixa quando vender os dois goleiros. Dá pra armar um timaço!

Caso dê algum problema e você se veja devendo mais de 800 mil negativo, hora de acender o sinal vermelho. Você deve cortar custos e vender jogadores. Mas se você seguir à risca este Guia, isso não deve acontecer. Entretanto vale a dica: se acontecer, procure ajuda na Comunidade de Estudo de Casos Individuais
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1965959



Pra finalizar, vou listar uma série de links interessantes pra você pesquisar e tirar suas dúvidas. Caso tenha alguma que não seja solucionada por esses links, sinta-se livre e bem vindo para iniciar um tópico novo com a sua dúvida.


Dicionário HT - Índice de tópicos pra Pesquisar http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=52467&tid=20508450
- Neste tópico eu listei as dúvidas mais freqüentes com as melhores respostas. Se tiver qualquer dúvida, lá é o primeiro lugar que você deve procurar.


Links Recomendados da Comunidade http://hattrickbrasil.isfun.net/
- Neste link externo ao Orkut estão listadas algumas ferramentas interessantes, programas, tutoriais... Procure pelo "ABC Of Tactics" na parte de Tutoriais. E leia bastante... Os tutoriais ali listados são alguns dos melhores disponíveis na nossa língua atualmente.


Ainda neste link, procure na parte "Programinhas" por algum programa que lhe agrade para ajudar a administrar seu time. Sim, você já está inscrito no Tomattrick, mas é sempre bom ter um programa no seu computador. Lá tem os melhores programas listados, todos gratuitos. Teste todos e veja qual você tem mais empatia.

É importante ter algum desses programas além do Tomattrick para poder acompanhar o desenvolvimento do treinamento por esses programas. Eles calculam pra você quanto falta para seus jogadores subirem de nível, ou seja, te ajudam com dados estatísticos a fazer o seu Planejamento Estratégico.

Além disso, qualquer desses programas faz uma coisa muito boa que é transformar aqueles adjetivos de habilidades (Ruim, Razoável, Bom, Terrível) em NÚMEROS! Fica bem mais fácil acompanhar seu time com números do que com adjetivos, pode crer =)



Bem, é basicamente isso. Deve ter sido cansativo ler tudo isso, então encerro por aqui.

Qualquer dúvida, insisto: sinta-se completamente à vontade pra pesquisar nos tópicos antigos ou mesmo abrir um novo com suas perguntas =)


Ah sim, já ia me esquecendo de três links importantes desta comunidade...

Não deixe de ler as Regras da Comunidade http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=52467&tid=11372476


Aprenda o que não fazer vendo os erros dos outros!
Cagadas feitas na sua 1ª semana de HT. Conte a sua! http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=52467&tid=14801950


E quando você quiser anunciar um jogador que esteja à venda, sinta-se totalmente à vontade de anunciá-lo neste tópico, mas somente nele!
Tópico ÚNICO para Venda de Jogadores http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=52467&tid=2468189169525152815



Estamos nesta comunidade para te ajudar a montar um time campeão! Não hesite em tirar suas dúvidas =)


SEJA BEM VINDO AO HATTRICK!


3 comentários:

Anônimo disse...

Muito Grato pelas dicas ajudam muito quem esta querendo começar o jogo, vc que esta a mais tempo no jogo, a inscrição é mesmo demorada ou é apenas de praxi, pois, não fui aceito de primeira, vc poderia postar algo relacionado a ficha de incrição

Unknown disse...

Valeu eu estou no hattrick a 03 anos e mesmo assim valeu muito estas dicas p mim!!!!

Anônimo disse...

Dicas fantásticas. Me ajudou bastante e tirou muitas dúvidas. Vou seguir seus conselhos. Muito obrigado.